Golpe do instagram – o que fazer?

Cyberstalking não deve ser considerado como uma variação do stalking. São delitos diferentes, que podem, contudo, coexistir...

Caiu no golpe da venda de imóveis pelo insta de uma amiga, acreditando que todos aqueles móveis e eletrodomésticos estavam baratos? Acha que pagou barato, tenho más notícias, você caiu no golpe do Instagram, veja como reaver seu dinheiro.

 

A invasão

A partir do momento em que o criminoso logar na conta de uma pessoa (1ª vítima), ele começará a postar fotos de móveis ou eletrodomésticos, afirmando que está em desapego ou que precisará fazer uma mudança, por isso os preços tão baixos.

A vítima começa a conversar com o criminoso acreditando que na verdade está falando com o dono/dona da conta.

Demonstrado o interesse pelo (s) produto (s), o criminoso passa o pix, e a vítima, sem se certificar de que está mandando para a pessoa correta, transfere a quantia.

 

Cai no golpe, e agora?

  • Boletim de ocorrência

O primeiro passo é notificar as autoridades policiais, é importante que tenha provas do ocorrido (prints e comprovantes de transferência)

  • Notifique seu banco
  • Notifique o banco do criminosos

Tal notificação será necessária para informar que o dinheiro que caiu naquela conta, não pertence aquela pessoa e foi obtido de forma ilícita.

Um dos problemas enfrentados atualmente consiste na rápida transferência do valor ali depositado para diversas outras contas, do mesmo banco ou não.

Todavia, importante ressaltar que isso não impede que tal valor seja reavido.

 

Segui todos os passos, e agora?

Normalmente, o banco dá um prazo de mais ou menos 10 (dez) dias para responder a reclamação feita, nesse meio tempo, informe seu advogado sobre o ocorrido e peça que ele/ela lhe acompanhe nos demais procedimentos.

Com o boletim de ocorrência e as provas apresentadas, um inquérito policial será aberto.

Atenção: para os bancos que possuem agencia física (Banco do Brasil Caixa Econômica Federal…) é dispensável a apresentação do Boletim de Ocorrência.

Contudo, para bancos digitais (Nubank, Inter, Neon, C6) apresentação é imprescindível.

 

E se o banco se recusar devolver os valores?

Faça uma reclamação ao Banco Central – responsável por todos os bancos – desta forma, o banco irá reter o valor e informar a vítima ou seu advogado, possibilitando a recuperação do dinheiro de forma extrajudicial, por meio de um alvará, cujo rito é bem simples.

Conforme explicado, o bloqueio cautelar acontecerá da seguinte maneira:

É o caso quando a própria instituição que detém a conta do recebedor suspeita da situação de fraude. Essa medida permitirá que no ato do crédito na conta, a instituição efetue um bloqueio preventivo dos recursos por até 72 horas. A opção vai possibilitar que a instituição realize uma análise de fraude mais robusta, aumentando a probabilidade de recuperação dos recursos pelos usuários pagadores vítimas de algum crime.

Se ainda sim não conseguir receber os valores de volta, procure um advogado para que ele peça a restituição dos valores de forma judicial, há vasto entendimento jurisprudencial favorável nos casos de golpes pelo instagram/facebook ou quaisquer outras plataformas.

Share this content:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *